quarta-feira, dezembro 28, 2011

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO




 

Queremos dedicar a  todos vocês os melhores votos de um Natal cheio de paz, que nós possamos continuar na emoção de levar emoção, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você.
Desejamos que neste Natal, a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos, Feliz Natal, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger, amparar nessa longa caminhada da vida, para que o caminho seja repleto de flores e frutos.
Estamos felizes com o nosso trabalho e esperamos que vocês nos acompanhem sempre, pois a cada dia fazemos novos amigos; a cada dia aparecem mais pessoas encantadoras como vocês.
Feliz Natal é o que nós desejamos a vocês! Continuaremos ao seu lado em 2012 com muitas novidades, aguardem...
 
Abraços,
 
 
Ana Carolina Xavier e Júlia
 
 

sábado, julho 02, 2011

Alimentando seu bebê com Fissura Labiopalatina

A amamentação  do bebê com fissura labiopalatina , ou somente palatina poderá ser mais difícil mas não impossivel!!! O bebê poderá apresentar dificuldades para mamar, principalmente quando a Fissura atinge o palato (céu da boca); pois o bebê tem dificuldade para sugar o leite do seio da mãe, pode sentir cansaço e, desta forma,ingerir o leite na quantidade insuficiente. O bebê com Fissura Labiopalatina poderá não mamar no seio devido as dificuldades de sucção, dificuldade na pega e pressão intra-oral, gravidade ou complexidade da Fissura. Podendo, em casos excepcionais necessitar o uso de sondas nasogástricas, principalmente em casos graves associados a Síndromes e outras malformações. A sonda Nasogátrica poderá ser introduzida por ser um método mais rápido para minimizar os problemas de alimentação e garantir ganho de peso. Mas sabemos, que estes bebês apresentam condições para alimentação por  via oral logo ao nascimento.

A mãe necessita ter muita disposição e, se necessário auxiliar o seu bebê procurando uma melhor posição, podendo  massagear a mama para facilitar a saída do leite.  Em casos de Fissuras Labiais (somente no lábio), a amamentação é mais  tranquila, mas depende da disponibilidade e dedicação da mãe e da assistência adequada e das orientações valiosas de Equipes especializadas e Profissionais de Saúde no momento do nascimento do bebê.

Em alguns casos a mãe necessita realizar a ordenha e oferecer o leite materno na mamadeira , colher ou no copinho . Caso o leite materno não seja suficiente poderemos necessitar complementos com Fórmulas Lácteas (com a indicação do Pediatra ou Nutricionista) principalmente considerando o ganho de peso e estado nutricional e clínico do bebê.

Importante observar o ganho de peso do bebê, pois mamando mal o bebê poderá perder peso (orientamos acompanhamento com Equipe de Saúde, Pediatra e enfermeiro(a) no Posto de Saúde, para verificar o ganho de peso diário/semanal ou mensal conforme a necessidade de cada caso específico).




Aleitamento Materno de bebê com Fissura Labiopalatina







                                                 Complementação de mamadas com copinho







                                                        

                                               Amamentação em  Posição Cruzada ou Transversa
                                                                       






A seguir ,esclarecimentos sobre as principais dúvidas relacionadas a alimentação do bebê com Fissura Labiopalatina:




O Leite Materno será suficiente??

Sabemos que o Leite Materno é o melhor alimento para qualquer criança, seja ela portadora de Fissura  ou não, pois o leite materno nutre, protege as defesas do bebê, facilita a digestão, previne doenças...
O Leite Materno beneficiará inclusive o Pós operatório quando o bebê poderá continuar o aleitamento ao seio, sem restrições, seguindo orientações do Cirurgião Plástico responsável.




E quando o Aleitamento Materno não é possível??

Se não for possível o Aleitamento Materno direto ao seio, pela dificuldade de sucção ao seio, sugerimos a ORDENHA (retirada do leite no seio materno) e oferecimento do Leite Materno através de mamadeira, copo ou colher.  Em casos onde o Aleitamento Materno não é suficiente ou não possível, sugere-se com orientação da Pediatra e Nutricionista  a complementação das mamadas com Fórmula Láctea.




Qual mamadeira será recomendada?

No mercado há vários modelos e marcas disponíveis, inclusive bicos especias de Fissuras Labial ou Palatina da marca NUK. Particularmente, não utilizamos em nosso serviço, os bicos de mamadeiras especiais, somente os bicos de mamadeiras ortodônticos da NUK tamanhos 1 ou 2 (dependendo da idade do bebê e tamanho da Fenda). Tamanho 1 (bebês de 0  a 6 meses) e Tamanho 2 ( bebês de 6 a 12 meses)  ou nos casos de fendas muito amplas , eles são fabricados no Brasil somente em material de  silicone, podendo ser adquiridos em material de látex fora do Brasil somente.  Utilizamos os bicos de mamadeiras ortodônticos da NUK com orificios maiores, isto é,  para LIQUIDOS ENGROSSADOS (escritos na lateral da embalagem), pois os bicos de mamadeira para ÁGUA ou LEITE possuem orifícios muito pequenos e necessitam ser aumentados. Em nosso serviço aumentamos os orifícios com auxílio de brocas  odontológicas  (diamantada número 1012)  em turbinas de alta rotação, com furos de tamanho aproximados de 1mm .

 Já as mini mamadeiras com Bico Comum da marca Lillo/Fiona/Gerber  ou  bico de mamadeira comum nome comercial NATURFORM da Lillo  de material  látex também são bem aceitas, sendo necessário o aumento do orifício/furo da mamadeira para 1mm facilitando a saída do leite ( o aumento do bico de mamadeira tbem são realizados com brocas odontológicas, caso necessário o aumento com agulhas  aquecidas também poderá ser indicado).

OBSERVAÇÕES: O Aumento do orifício da mamadeira deverá ser realizado com critério pela Fonoaudióloga  favorecendo o gotejamento rápido do fluxo do leite.  A saída do fluxo de leite  não poderá ser em jato, para evitar engasgo do bebê. O BICO ORTODÔNTICO, DEVERÁ SER POSICIONADO COM O FURO SEMPRE PARA CIMA.





Qual a duração das mamadas?

Conforme a preescrição do volume a ser oferecido ao bebê, de acordo com a orientação do Pediatra, a duração da mamada , isto é , o tempo deverá ser no máximo de 30 minutos, coordenando sucção/deglutição/respiração e sem intercorrências como: tosse, engasgo ou cianose.





 Existem técnicas para amamentar o bebê?

Além do posicionamento mais elevado, nunca devemos alimentá-lo dormindo ou deitado, jamais! A postura inadequada poderá favorecer otites (inflamações de ouvido).
As Técnicas Fonoaudiológicas Facilitadoras da Alimentação (TFFA) preconizadas pela Fonoaudióloga Edamil Nassar (2002) são muito empregadas e utilizadas principalmente nos lactentes portadores de Sequência de Robin.   Mas podemos empregá-las também em bebês com Fissura de lábio e palato, são elas:  Mudanças Posturais, Movimentação rítmica do bico de mamadeira na cavidade oral durante sucção nutritiva e posicionamento do bico de mamadeira exatamente sobre a língua e  apoio de sustentação à mandíbula.





Quais as dificuldades alimentares do bebê com Fissura?

- Tempo de mamadas prolongados;
- Sucção deficiente devido fraca pressão intra-oral;
- Refluxo nasal, tosse ou engasgos nas mamadas;
- Cansaço para mamar devido à dificuldade e esforço na sucção.


Podemos auxiliá-lo utilizando basicamente as orientações supracitadas e de preferência com o auxílio de Equipe Técnica especializada de grandes Centros para o Tratamento de Fissuras Labiopalatinas existentes no país. As orientações pré e pós operatórias específicas variam de acordo com a idade cirúrgica e poderão restringir o uso de mamadeiras, sendo orientado uso de colher, copinho, aleitamento materno ou uso de mamadeira com ponta de colher. Cada Centro Especializado poderá  seguir orientações específicas.

Espero que apreciem as dicas de amamentação a alimentação do bebê com Fissura labiopalatina. Em breve falaremos sobre o Bebê com Sequência de Robin.


Atenciosamente,


Ana Carolina Xavier
Fonoaudióloga
CRFa6322





Referência Bibliograficas e Literatura consultada:

1)Nassar.E. Proposta de Técnicas Fonoaudiólogicas facilitadoras da Alimentação do lactente
        portador de Sequencia de Robin [dissertação]. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias
        Craniofaciais,USP;2002.

2)Di Ninno,CQMS e cols.A prevalencia do uso de sonda nasogástrica em bebês portadores de Fissura
        de lábio e/ou palato.Rev.Soc.Bras.Fonoaudiol.2010;15(4):578-83.



*Fotos devidamente autorizadas e de arquivo pessoal - Ana Carolina Xavier - Fonoaudióloga CRFa.6322.

quarta-feira, abril 13, 2011

COMEMORAÇÃO DOS 21 ANOS DO CENTRINHO PREFEITO LUIZ GOMES

O Centrinho Prefeito Luiz Gomes, também conhecido como Centrinho de Joinville/SC,  é um Centro de Referência Estadual  no Tratamento das Fissuras Labiopalatinas e Deficiências Auditivas que  foi  inaugurado em março de 1990, com o objetivo de prestar assistência aos portadores de Fissuras Labiopalatinas. Em 1992 o atendimento foi ampliado aos Deficientes Auditivos. Desde 2002 o Serviço foi credenciado pelo Ministério da Saúde como Referência Estadual aos portadores de Fissuras Labiopalatinas e em 2005 também para Deficiência Auditiva. Foi no último dia 29/03/2011 que comemoramos os 21 anos do Serviço e para contemplar essa data tão especial , contamos com a visita ilustre da Equipe de Basquete de Joinville/SC, juntamente com o técnico Alberto Bial , que alegraram na manhã de terça -feira (29/03) os pacientes presentes e funcionários. 

























Gostaria de Parabenizar a Equipe de profissionais,  sentindo-me orgulhosa de fazer parte desta história e agradecer a Equipe do Basquete de Joinville/SC pela disponibilidade, sensibilidade, carinho , dedicação e muito amor com todas as crianças e famílias.


Um grande abraço a todos,

Carol



terça-feira, março 29, 2011

Bonecos educativos



Conheçam o casal João e a Maria que apresentam Fissura Labiopalatina já corrigida e pontos na região do lábio sinalizando a questão cirúrgica labial ou Queiloplastia.  Através deles, conseguimos trabalhar com as crianças o momento da necessidade das cirurgias corretivas, os cuidados pré e pós cirúrgicos  e a necessidade do tratamento de reabilitação com a Equipe Interdisciplinar. A Gigi (última foto) possui Deficiência Auditiva e usa aparelho auditivo na orelha esquerda



                                    
                                           Maria e João apresentam Fissura Labial já corrigida


                                                   
                                                                    Casal em destaque


                                             Gigi  usa Aparelho Auditivo na orelha esquerda


       Todos feitos com muito carinho e manualmente por mim que também adoro costurar nas horas vagas!!



Abraços ,

Ana Carolina Xavier
Fonoaudióloga
CRFa.6322

sexta-feira, março 25, 2011

O que significa Fissura Labiopalatina?????

O termo "Fissura" significa fenda ou abertura, sendo labiopalatinas porque estão localizadas no lábio ou palato (céu da boca).  Podem atingir somente o lábio, uni ou bilateralmente ou ainda atingir ambos, lábio e palato, podem ser completas ou incompletas. As malformações  congênitas  identificadas como Fissuras Labiopalatinas são comuns entre os defeitos congênitos que atingem a face dos bebês e ocorrem com uma prevalência média entre 1 e 2 indivíduos brancos para cada 1000 nascimentos (GREENE,1968).

 Um estudo realizado no  Brasil, na região de Bauru/SP, revela a incidência de Fissuras Labiopalatinas de  1 a cada 650 nascimentos (NAGEN e col,1968).  Dados epidemiológicos foram confirmados em outros estudos no território nacional, com resultados muito semelhantes aos encontrados em pesquisas internacionais com populações brancas de europeus e americanos que variam entre 1 a cada 500 (ABYHOLM,1978)  e 1 a cada 768 nascimentos respectivamente.

É no momento da formação dos bebês, isto é, no período embrionário e no princípio do período fetal,mais precisamente entre a 4a. a 12a. semana de gestação, onde se dá a formação da face e do palato, que poderão ocorrer as Fissuras Labiopalatinas, que podem ser diagnosticadas ainda na gestação, através do exame de Ultrassonografia.  Sabe-se que a Ultrassonografia, é um exame que mais diagnostica com maior frequência a maioria das malformações congênitas, síndromes e outros defeitos congênitos do bebê.

Desta forma, o diagnóstico pré natal de um bebê com Fissura Labiopalatina permite a possibilidade do início de um programa voltado para os pais e cuidadores durante a gestação, para orientá-los sobre o início do tratamento que deverá ocorrer após o nascimento do recém nascido, mas já podemos esclarecer sobre a importância da aceitação do bebê , o preparo para o seu nascimento e os esclarecimentos sobre as possibilidades de sua amamentação e a importância da participação das famílias e adesão ao tratamento desde muito cedo em Centros de Referência para o tratamento da Fissura Labiopalatina.


                                                       Bebê com Fissura Labial bilateral ou
                                                 Pré Forame Incisivo Bilateral Não operado


                                  Fissura de Palato Submucosa (observar úvula bífida e diástase muscular)



Ultrassonografia com imagem de face fetal com Fissura labial unilateral à Esquerda



                                                  Fissura Labiopalatina à Direita  Não operada
                                                  (Transforame Incisivo Unilateral à Direita)





Att,


Ana Carolina Xavier
Fonoaudióloga
CRFa.6322









Bibliografia consultada:


1)AbyholmFE.Cleft lip and palate in Norway.I.Registration,incidence and early mortality
         of infants with CLP.Scand J Plast Reconstr Surg 1978;12:29-34.

 2)GreeneJC.Epidemiologic research-1964-1967.J Am Dent Assoc 1968;76:1350-6.

 3)Jesus,MSV &DiNinno,CQMS.Fissura Labiopalatina-Fundamentos para a prática Fono-
         Diológica - São Paulo:Roca,2009.

4)Nagen FilhoH,MoraisN,RochaRGF.Contribuição para o estudo da prevalência das
          malformações congênitas labiopalatinas na população escolar de Bauru.Rev Fac
          Odonto São Paulo 1968;7:111-28.

5)Trindade,IEK & SilvaFilho,OG.Fissuras Labiopalatinas:Uma abordagem Interdisciplinar.
        São Paulo:Livraria Santos Editora Ltda,2007.

quarta-feira, março 16, 2011

FISSURA LABIOPALATINA, COMO TUDO COMEÇOU...

No dia do meu aniversário (7 de março), comemoro com vocês a criação deste blog esclarecendo questões voltadas para o Tratamento e Reabilitação das Fissuras Labiopalatinas na  qual me dedico há 15 anos desde o início de minha graduação,  trabalhando com seriedade e verdadeira paixão pelos pacientes e todo o trabalho que envolva o indivíduo com Fissura Labiopalatina.
Sou fonoaudióloga formada em 1996 pela Universidade do Vale do Itajaí/SC e após a graduação resolvi aperfeiçoar meus conhecimentos,morando em Bauru/SP e atuando como bolsista num Programa de Aprimoramento Profissional da Fundap no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais(HRAC) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru/SP , em seguida trabalhei na Funcraf de Santo André/SP (hj com unidade em São Bernardo do Campo/SP) , subsede do Centrinho de Bauru/SP por 4 anos, onde adquiri experiência em atendimento clínico ambulatorial. Atualmente exerço atividade profissional num Centro de Referência Estadual para tratamento das Fissuras Labiopalatinas e Deficiência Auditiva em Santa Catarina  , também conhecido carinhosamente por "Centrinho de Joinville/SC", o Centrinho Prefeito Luiz Gomes- Joinville/SC , onde atuo há 9 anos.
Esse blog visa contar um pouco da minha experiência clínica e desmistificar aspectos relacionados ao Tratamento Fonoaudiológico, a importância do Trabalho da Equipe Interdisciplinar (incluindo a Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Cirurgia Plástica, Serviço Social, Pediatria, Otorrinolaringologia, Neurologia, Genética, Enfermagem, Coordenação Técnica, Laboratório de Prótese, Administrativo,etc),os aspectos relacionados a Amamentação do bebê com Fissura, a Alimentação e suas principais dificuldades iniciais e o melhor manejo e as orientações de alimentação para cada tipo de Fissura também serão abordados. Espero que tenham paciência e gostem do material a ser elaborado no decorrer do ano, que representa a concretização de um sonho!

Um abraço,

Ana Carolina Xavier
Fonoaudióloga
CRFa.6322