A cirurgia corretiva do lábio (queiloplastia) e ou do palato (palatoplastia) representam as primeiras cirurgias plásticas reparadoras realizadas ao longo do tratamento das Fendas Orais ou Fissuras Labiopalatinas e dependendo do serviço onde a criança realizar o tratamento cirúrgico poderão ocorrer já nos primeiros meses de vida ou até o primeiro ano, dependendo das condições de saúde da criança.As técnicas e protocolos de tratamento podem divergir entre os centros de tratamento porém os cuidados após a cirurgias são de extrema importância evitando deiscência (abertura) seja do lábio ou do palato (céu da boca).
A queiloplastia ou cirurgia do lábio pode ser realizada aos 3 meses de vida se a criança estiver com peso adequado e excelentes condições de saúde já que será submetida a cirurgia sob anestesia geral.
Os pontos do lábio devem ser retirados em 7 a 10 dias conforme a orientação da(o) enfermeira e do cirurgião plástico já que em alguns casos os pontos são reabsorvíveis e não necessitam ser retirados.
Uma Equipe multiprofissional deve orientar todos os pacientes e cuidadores quanto aos cuidados pós cirúrgicos.
O treinamento através de copo ou colher deve ser realizado com a Fonoaudióloga. Os pais e cuidadores bem orientados devem antes da cirurgia respeitar as orientações fornecidas pela equipe para que o pós operatório cirúrgico seja tranquilo e sem riscos. Foto acima, do querido João Hiago de Florianópolis/SC, a mãe autoriza a foto e muito dedicada contribuiu para os cuidados no pós operatório da cirúrgia realizada no lábio, com muito sucesso!!! Parabéns !!!
Um Feliz Ano Novo para todos!!!
Abraços,
Carol
Ana Carolina Xavier